O Artigo 4º da Sociedade Histórica e Cultura Coluna Sanfins estabelece entre as atividades às que se obriga a entidade “A criação dum Arquivo que preserve a memória histórica e permita recuperar, custodiar e divulgar material documental, oral ou audiovisual, de qualquer tipo e em qualquer suporte”, em relação ao seu primeiro fim estatutário: “A posta em valor e a recuperação da memória no relativo à experiência histórica da Coluna Sanfins e do movimento libertário e autogestionário de Lousame, da sua comarca, e da Galiza”. Com esta base, cria-se o Arquivo Histórico Coluna Sanfins.
FUNDO DOCUMENTAL
Breve historia da Coluna Sanfins (2017)
Sindicato Agrário e de Ofícios Vários de Lousame (CNT)
- Documentos do Sindicato Agrario y de Oficios Vários de Lousame y sus contornos (CNT), fundado en 1933, que se encontram nos fundos do Arquivo do Reino da Galiza. Inclui Estatutos do Sindicato e documentos dirigidos ao Governo Civil da Corunha, assinados por José Romero Tubío, primeiro Presidente do Sindicato e integrante da Coluna Sanfins (assassinado por falangistas o 16 de setembro de 1936), Manuel Mato Maroñas, Secretário do Sindicato em 1936, e José Neu Maroñas, Presidente do Sindicato em 1936.
Coluna Sanfins / Coluna organizada polos mineiros da CNT de Lousame em julho de 1936
- Crónica de Claro J. Sendón, mestre da CNT na Escola da Mina, sobre as ações da Coluna Sanfins na Crunha, publicada na obra coletiva Cómo se enfrentó al fascismo en toda España (Buenos Aires: Ediciones del Servicio de Propaganda de España, 1938). Documento cortesia de Pepe Sendón.